sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A dífícil (porém possível) arte de criar novos hábitos!

Bom dia!!!

Hoje quero dividir com vocês algumas coisas que andei ouvindo e lendo por aí e que achei interessante pra quem tá a fim de mudar e adquirir hábitos mais saudáveis. Na sexta passada aqui em BH aconteceu o Circuito Viver Bem, um evento organizado pela Drogaria Araújo, onde tiveram algumas palestras muito interessantes sobre mudança de hábitos, saúde e bem estar.

Uma dessas palestras - A Arte e Ciência de Criar Hábitos - Dr.Frederico Porto - foi muito interessante, pois ele nos alerta pra dificuldade de mudar hábitos, que demanda tempo e pequenas mudanças, e claro, muita vontade de mudar.
Algumas dicas que ele deu, e que já estou seguindo:

- criar mini-hábitos diários. Se você não se exercita e é muito difícil pra você, comece fazendo 10 minutos por dia, e se 10 minutos for difícil, faça 5. Mas faça todos os dias e aos poucos você vai se habituar e quando não fizer vai sentir falta (afinal, tornou-se um hábito) e aos poucos você vai aumentando o tempo.

-Buscar pequenos sucessos. Não exige tanto de si mesmo logo no início. Se você quer emagrecer 30 kg por exemplo (como eu), não coloque apenas essa meta na sua cabeça, afinal emagrecer 30 kg parece tão difícil né? E tão distante de alcançar. Mas se você colocar metas menores a chance de sucesso é maior, pois a medida que você alcança suas metas, a sua motivação aumenta.

-Não criar dificuldades. Se você tem preguiça de preparar suas refeições na hora, tente tirar um dia pra deixar tudo preparado na geladeira, prepare os cardápios da semana, congele a carne, o arroz e feijão em porções individuais, já deixe a salada picada, as frutas compradas, tudo que torne mais fácil o seu dia-a-dia.

-Analisar as suas escolhas do dia. Não adianta pensar que você quer fazer reeducação alimentar pelo resto da sua vida,ou por um ano ou 6 meses. Pense no hoje!! Pense que hoje você tem que se alimentar bem, hoje você tem que se exercitar, hoje você tem que estar motivado.

- Imaginar os obstáculos. Melhor pensar no que pode te atrapalhar e já se planejar. Por exemplo, se você gosta de barzinhos aos fins de semana e gosta de beber (como eu), melhor se planejar pra esse dia, pra não chegar lá na hora sem planejamento e comer e beber em excesso. Então, pense nas dificuldades que você pode encontrar e já arrume um jeito de driblá-las.

Ele deu muitas outras dicas, mas as que mais guardei foram essas. E uma frase que ele disse que gostei muito: Você vai achar na vida o que procurar . Certíssimo né?

Bom, outras pequenas dicas úteis:

- Queira mudar de verdade e queira todos os dias. Busque sua motivação, seja em vídeos e fotos de casos de sucesso na internet, seja em fotos antigas suas.

-Se planeje. O improviso pra quem quer mudar hábitos não é uma boa opção. Pense no seu dia, nas suas refeições, tenha prazer em planejar um dia saudável.

-Se mexa! É preciso ter força de vontade para se exercitar, mas sabiam que se exercitar aumenta a força de vontade? É  verdade! :)

-Tire fotos todos os meses para acompanhar sua evolução.

-Tenha foco. Lembre que um deslize não vai fazer você perder tudo o que conquistou, mas vai te distanciar do seu objetivo. E queremos ficar cada dia mais perto dele e não mais longe, não é?

Bom gente, é isso, espero que tenha sido útil pra você como foi pra mim!!

Ótima sexta pra todos!
Beijos.



Artigos Relacionados

1 comentários:

Anônimo disse...

gostei

2 de abril de 2015 18:37

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, pois me incetiva a seguir em frente!

Obs: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.